quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Apresentação da Escola João Honório de Freitas



Brasão da escola.



Nosso brasão não é apenas vestido por nossos alunos é também honrado por eles, dentro e fora da nossa escola.




A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO HONORIO DE FREITAS, ESTÁ SITUADA NA ZONA RURAL NA LOCALIDADE DE MASSAPÉ A 13 KM DA SEDE DO MUNICÍPIO DE APUIARÉS. CONTA COM UM QUADRO DE 14 FUNCIONÁRIOS, E UM CORPO DISCENTE DE 157 ALUNOS DO 1º AO 9º ANO.

COORDENADORA:

JUARINA NOJOSA ROCHA.

PROFESSORES:
ANTONIA MARIA NOJOSA ROCHA.

ANTONIO REGIS RODRIGUES PINTO.

MARIA CELMA BRASILEIRO MARQUES.

NATANANEL DE CASTRO MARQUES.

HISTÓRIA DA ESCOLA


No fim do ano de 1976, findando também o mandato do então prefeito Joaquim Gomes da Silva (1973 – 1976) foi eleito prefeito de Apuiarés o Sr Raimundo Simplício de Sousa para o mandato de 1977 a 1982, tendo inicio também durante esse mandato a história da Escola João Honório de Freitas.
Em meados de seu mandato, mais precisamente no ano de 1979, o então prefeito Raimundo Simplício de Sousa, cumprindo uma promessa feita por ele aos moradores da Comunidade de Vila São Miguel – Massapê durante sua campanha eleitoral, manda construir uma escola na região central dessa comunidade.

Em 1983 foi eleito prefeito Fábio de Castro Alves (1983 – 1988). Dentre as obras feitas por ele nesta escola destacamos: mudança das janelas das salas por combobos e o inicio das obras da cisterna. Em seu mandato tivemos ainda o aumento no quadro de funcionários e a mudança de alguns. Compunham o quadro as professoras Maria Ivonete, Vera Lucia, Lessa, Rita Neusarina, Alice Rocha e a auxiliar de serviços Dona Teodora Fernandes.

Durante o segundo mandato do Sr Raimundo Simplico de Sousa (1989 – 1992) outras mudanças ocorreram. Alguns professores desistiram e outros foram convocados. Dentre os funcionários convocados estava Juarina Nojosa Rocha, admitida em 17 de fevereiro de 1990 e que viria posteriormente a se tornar a primeira coordenadora da escola, pois até então só haviam professores responsáveis, que no caso anteriormente era a professora Alice Rocha.

Para o mandato de 1993 a 1996 foi eleito prefeito Dr Roberto Sávio Gomes da Silva. Durante seu mandado Dr Roberto, como era conhecido, concluiu a construção da cisterna da escola, cobrindo-a e construindo outra. A mesma havia ficado inacabada desde o mandato do ex-prefeito Fábio Alves. Ressaltamos ainda que nesse período mais precisamente no ano de 1993, a escola João Honório de Freitas vivenciou sua primeira experiência com o telensino pela TVC. O televisor, preto e branco, funcionava com bateria. A turma era formada por apenas 15(quinze) alunos e tinha como Orientadora de Aprendizagem a professora Juarina Nojosa. Pouco tempo depois desta experiência o prefeito Dr Roberto instalou energia elétrica na comunidade de Massapê e conseqüentemente na escola João Honório de Freitas que, fora às escolas dos dois distritos, teve o privilegio de ser a primeira escola das comunidades a contar com energia elétrica. Com a chegada da energia elétrica à comunidade e a escola começaram a vivenciar dias melhores. Dr Roberto realizou ainda obras de ampliação na escola como a construção de uma nova sala para atender a demanda que havia aumentado.
Ainda na administração do prefeito Dr Roberto, indicou-se para o cargo de Secretária de Educação a então professora do Estado Rosa Silva, que passou a administra as escolas com a ajuda de coordenadores, inicio desta experiência no município. A escola João Honório de Freitas passou a ter como primeira coordenadora à professora Juarina Nojosa Rocha. Nesse período, 1993, começaram a surgir no município os concursos públicos a fim de legitimar os funcionários nas escolas e em outros estabelecimentos públicos. Após este primeiro concurso alguns professores desta escola, até então apenas contratados, conquistaram o direito de serem considerados funcionários legítimos deste estabelecimento e deste órgão público (prefeitura), dentre eles Juarina Nojosa Rocha.


Fotos da gincana esportiva realizada na escola João Honório de Freitas.







A escola realizou essa gincana esportiva, para socializar os alunos e os professores entre si. melhorando a coletividade e a disciplinaridade do aluno, assim fazendo com que ele participe mais ativamente das aulas.

Aqui na escola João Honório de Freitas nós unimos esporte e educação.







Nossa Escola tem a honra de apresentar o nosso 1º Jornal escolar. Um jornal totalmente elaborado e produzido no nosso município. O Jornal Escolar tem como objetivo uma melhor qualidade no aprendizado de nossos alunos, e promover a comunicação permitindo que o ensino contextualizado se vincule com a mobilização social das comunidades, para a melhoria das condições de vida e do fortalecimento da cultura.

Clique na imagem para visualisala melhor.

Obs.: Para ter acesso a todo o conteúdo do nosso jornal, deixe-nos seue-mail que teremos o maior prazer em enviá-lo.Um grande abraço!

Equipe do PMID.

2 comentários:

  1. ALÔ pessoal da escola João Honório de Freitas,visitei o Blog de vocês e fiquei feliz de saber que as crianças aí desta escola de Massapé já tem uma janela para olhar o mundo com a inclusão digital. A propósito, deem uma olhadinha no meu blog, o endereço é nogueiradelei.blogspot.com, lá tem histórias de minha autoria que são ideais para crianças. Um abração pra todos vocês.

    ResponderExcluir
  2. As bolas de papel na cabeça,
    Os inúmeros diários para se corrigir,
    As críticas, as noites mal dormidas...
    Tudo isso não foi o suficiente
    Para te fazer desistir do teu maior sonho:
    Tornar possíveis os sonhos do mundo.
    Que bom que esta tua vocação
    Tem despertado a vocação de muitos.
    Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
    Quando em seu dia-a-dia
    Tantas dificuldades acontecem.
    A rotina é dura, mas você ainda persiste.
    Teu mundo é alegre, pois você
    Consegue olhar os olhos de todos os outros
    E fazê-los felizes também.
    Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
    Dividir é sempre a melhor solução.
    Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
    O teu coração a cada dia,
    Dando-te tanto prazer em ensinar.
    Homenagens, frases poéticas,
    Certamente farão parte do seu dia a dia,
    E quero de forma especial, relembrar
    A pessoa maravilhosa que você é
    E a importância daquilo do seu ofício.
    É por isto que você merece esta homenagem
    Hoje e sempre, por aquilo que você é
    E por aquilo que você faz.
    Felicidades a todos os professores da escola João Honório de Freitas, pela passagem do dia do Professor (15/10).

    ResponderExcluir